História da Lei de Licitações no Brasil

História da Lei de Licitações no Brasil

Histórico da Lei de Licitações no Brasil

Este artigo detalha a evolução da legislação acerca de licitações no Brasil, formando o arcabouço legal das compras e contratações na administração pública federal brasileira, na medida em que destaca as principais mudanças e conceitos introduzidos pela Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/21). Neste sentido, é importante analisar o contexto político e econômico que impulsionou as reformas ao longo do tempo, os marcos legislativos relevantes e as inovações presentes na legislação mais recente.

1. Contexto Histórico e Impulsionadores das Reformas

É importante salientar que as compras e contratações públicas no Brasil têm sido alvo de um movimento contínuo de reformas desde a década de 1980, diante de diversos fatores e contextos que impulsionaram essas mudanças, incluindo as seguintes questões:

  • Pressões Internas: A necessidade de equilíbrio fiscal, controle das despesas, aumento da transparência e combate à corrupção foram motores constantes das reformas. O texto “A trajetória da construção do arcabouço legal das compras e contratações na administração pública federal brasileira” aponta que, desde os anos 1980, houve “pressões internas relacionadas com o equilíbrio fiscal e controle das despesas e ainda com a transparência e combate à corrupção” (FERNANDES, 2014).
  • Processos de Integração Econômica e Acordos Internacionais: A integração econômica e a negociação de acordos de comércio internacional também exerceram influência nas reformas, buscando alinhar as práticas brasileiras a padrões internacionais.
  • Transformações Políticas e Econômicas: Rupturas de regime político, mudanças ministeriais e crises econômicas abriram “oportunidades singulares para as mudanças no arcabouço legal”, como evidenciado pelo período de turbulência política entre 1930 e 1931, que permitiu a edição de decretos extraordinários suspendendo leis e regulamentos em vigor.

A abordagem tradicional de estudar as compras públicas como mero “instrumento” e não como “política pública per se” limitou a compreensão dos fatores políticos que influenciaram sua construção legal. E tudo isso comprometeu o resultado de sua aplicação na conquista de seus objetivos principais, que envolvem a qualidade do serviço público como um todo.

2. Marcos Legislativos Históricos da evolução da legislação

A legislação sobre licitações no Brasil remonta a 1862, quando foi instaurado o o Decreto nº 2.926/1862, que regulamentava as “arrematações” e execução de serviços do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.

Outros marcos importantes na evolução legislativa incluem os instituros jurídicos descritos abaixo:

  • Código de Contabilidade da União (Decreto nº 4.536/1922). Procedimento da “concorrência” e para julgamento, contratação e execução de contratos.
  • Decretos de 1930-1931: Em um período de grande turbulência política, decretos como o Decreto nº 19.549/1930 suspenderam exigências e estabeleceram normas provisórias. O Decreto nº 19.587/1931 centralizou as compras.
  • Decreto-lei nº 200/1967: Este decreto estabeleceu que na fase de habilitação seriam exigidos documentos relativos à personalidade jurídica, capacidade técnica e idoneidade financeira.
  • Decreto-lei nº 2.300/1986: Considerado um grande marco na história das licitações no Brasil, este estatuto influenciou diretamente a Lei nº 8.666/93. Rigolin (2008, p. 192), citado em “EVOLUÇÃO LEGISLATIVA DO PROCEDIMENTO LICITATÓRIO”, afirma que este decreto “marcou profunda e definitivamente seu lugar na história do direito Brasileiro”.
  • Constituição Federal de 1988: Pela primeira vez, o instituto das licitações foi elevado a texto constitucional, estabelecendo a obrigatoriedade do procedimento e definindo a competência privativa da União para legislar sobre normas gerais. A Constituição dispõe: “Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: (…) XXVII – normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades…”.
  • Lei nº 10.520/2002 (Lei do Pregão): Introduziu a modalidade licitatória do pregão, vista como sinônimo de eficiência e agilidade para a aquisição de bens e serviços comuns.

3. Lei nº 8.666/1993 e o Combate à Corrupção

A aprovação da Lei nº 8.666/1993 se deu em um contexto de atenção pública à corrupção nas licitações, especialmente envolvendo empreiteiras de obras civis. A lei incorporou “regras rigorosas, detalhistas e exaustivas, voltadas para a prevenção da corrupção”. O Decreto-lei nº 2.300 foi “encarado como vulnerável à corrupção”, o que impulsionou a mudança.

4. Inovações e Mudanças da legislação de licitações no Brasil

A Lei nº 14.133/21, que completou três anos em abril de 2024, representa um marco na modernização das contratações públicas no Brasil. Ela substituiu integralmente as Leis nº 8.666/93, nº 10.520/2002 e nº 12.462/2011. Veja a seguir as principais mudanças e invovações.

Principais mudanças e inovações introduzidas pela nova Lei de Licitações são descritas a seguir:

  • Inexigibilidade de Licitação: A nova lei esclarece os critérios para inexigibilidade de licitação.
  • Novos Critérios de Julgamento: Além dos critérios tradicionais (menor preço e técnica), incorpora o maior desconto, melhor técnica ou conteúdo artístico (para concorrências) e maior retorno econômico.
  • Contratação Direta: Permitida apenas em casos de dispensa de licitação e inexigibilidade, com limites de valor e prazos.
  • Modalidades Licitatórias: A modalidade pregão, já presente na Lei nº 10.520/2002, é mantida na nova lei, com escopo para bens e serviços comuns e foco no menor preço ou maior desconto. A modalidade leilão também é mantida para alienação de bens. A nova modalidade diálogo competitivo é introduzida para contratações complexas, permitindo a exploração de alternativas.
  • Fases da Licitação: A nova lei altera a ordem das fases da licitação, invertendo a posição do julgamento e da habilitação. A fase de julgamento antecede a de habilitação, visando agilizar o processo, onde apenas o proponente vencedor é sujeito à verificação de habilitação.
  • Preferência pela Forma Eletrônica: A nova lei estabelece a preferência pela realização de licitações de forma eletrônica.
  • Sanções Administrativas: A nova lei adiciona à atividade sancionadora um caráter pedagógico, estimulando programas de integridade. Fixa parâmetros mínimo e máximo para multas.
  • Tratamento Diferenciado para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (ME/EPP): A nova lei mantém e detalha o tratamento diferenciado e simplificado para ME/EPP, previsto na Lei Complementar nº 123/2006.

5. Desafios e Perspectivas da evolução da legislação de licitações no Brasil

A implementação plena da Nova Lei de Licitações enfrenta desafios, tais como a necessidade de completar a regulamentação infralegal e superar fragilidades na implementação de sistemas como o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), apontadas pelo TCU.

Devido ao extenso rol de inovações inseridas no conteúdo legal, decorrerá um tempo considerável até que estejam regulamentados todos os requisitos e parâmetros definidores do conjunto de procedimentos inerentes às licitações e contratações no âmbito do serviço público brasileiro.

A história das licitações e contratações públicas no Brasil é marcada por um movimento de busca por maior transparência, eficiência e combate à corrupção, impulsionado por fatores políticos e econômicos. Com isso, a Nova Lei de Licitações e Contratos representa um passo significativo nessa trajetória, introduzindo inovações que visam modernizar os processos, beneficiar fornecedores e promover políticas públicas mais eficazes.

A consolidação dessas mudanças demandará esforços contínuos na regulamentação, implementação e adaptação por parte de todos os envolvidos.

Referências legais

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 26/05/2025.

______. Decreto nº 2.926, de 14 de maio de 1862. Aprova o Regulamento para as arrematações dos serviços a cargo do Ministério da Agricultura, Comercio e Obras Públicas. Coleção de Leis do Império do Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 14 maio 1862. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-2926-14-maio-1862-555553-publicacaooriginal-74857-pe.html. Acesso em: 26/05/2025.

______. Decreto nº 4.536, de 28 de janeiro de 1922. Organiza o Código de Contabilidade da União. Coleção de Leis do Império do Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 28 jan. 1922. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/historicos/dpl/DPL4536-1922.htm. Acesso em: 20/05/2025.

______. Decreto nº 9.450, de 24 de julho de 2018. Institui a Política Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Prisional… Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/D9450.htm. Acesso em: 26/05/2025.

______. Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967. Dispõe sôbre a organização da Administração Federal… Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0200.htm. Acesso em: 26/05/2025.

______. Decreto-Lei nº 2.300, de 21 de novembro de 1986. Dispõe sobre licitações e contratos da Administração Federal… Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2300.htm. Acesso em: 26/05/2025.

______. Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública… Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8666cons.htm. Acesso em: 26/05/2025.

______. Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002. Institui… modalidade de licitação denominada pregão… Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10520.htm. Acesso em: 26/05/2025.

______. Lei nº 12.462, de 4 de agosto de 2011. Institui o Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC… Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12462.htm. Acesso em: 26/05/2025.

______. Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021. Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2021-2022/2021/lei/L14133.htm. Acesso em: 26/05/2025.

Referências bibliográficas

FERNANDES, Ciro Campos Christo. A trajetória da construção do arcabouço legal das compras e contratações na administração pública federal brasileira: processo decisório e oportunidade política. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/jspui/bitstream/1/1716/1/A%20trajet%C3%B3ria%20de%20constru%C3%A7%C3%A3o%20do%20arcabou%C3%A7o%20Fernandes.pdf. Acesso em: 26/05/2025.

RIGOLIN, Ivan Barbosa; BOTTINO, Marco Tullio. Manual Prático das Licitações: Lei 8.666, de 21 de Junho de 1993. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

História da Lei de Licitações no Brasil

História da Lei de Licitações no Brasil

História da Lei de Licitações no Brasil

Descrição da importância e forma de elaboração do Relatório de Riscos do PCA.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.